• 18 de setembro, 2018

Quer trazer sua empresa para a era digital? A gente te ajuda

Empresas que estão no mercado há algum tempo, muitas vezes acabam tendo dificuldade de se manter no topo com a entrada de novos competidores. Competidores esses, que muitas vezes chegam no mercado com uma visão mais fresca e moderna sobre negócios e se tornam grandes ameaças.

A chegada da “era digital” foi um desses momentos para as empresas mais tradicionais, muitas delas sabem que precisam se modernizar ou até reinventar o jeito como tratam seus negócios mas operando há tanto tempo da mesma forma, acabaram estagnadas e não sabem como mudar seus processos. Então aqui seguem 5 dicas para ajudar sua empresa a ingressar no mundo digital:

1- Forme um time diverso

Muitos pensam que uma empresa que dá certo é aquela aonde se vê paz e calmaria diariamente. Todo um time pensando como um e aceitando cada ideia junto. Em texto isso pode até parecer lindo mas a verdade é que isso não é nada produtivo na vida real. As melhores ideias vem em meio ao caos, quando um time de pessoas diferentes com backgrounds e pensamentos diferentes se juntam e discutem uma ideia bruta até, com a contribuição de cada um, ela ser lapidada em um verdadeiro diamante. Um time de mentes frescas com perspectivas diferentes é algo essencial para levar sua empresa um passo a frente na era da inovação

2- Não olhe só para dentro

Pode parecer bem óbvio mas pesquisar sobre o que está acontecendo no mercado pode ser algo que muitas empresas deixam de lado ou fazem errado. Pesquisa de mercado não deve ser só sobre números e quem está na frente em vendas. É necessário ver o que outras empresas ao redor do mundo estão fazendo, o que as torna diferente e como usam a tecnologia em seu benefício. “O que eles têm de diferente? O que está fazendo sucesso? Do que meu público alvo está falando agora?”. Esse tipo de pesquisa pode ser muito mais enriquecedor do que centenas de planilhas com números do mercado.

3- Fale com o seu público

Se o seu público está escolhendo outra empresa ao invés da sua, acredite, eles têm um motivo. Então pergunte. Fale com o seu público e entenda sua mente, observe o que eles usam e porque eles usam, como se comportam e porque se comportam assim, pergunte o que eles gostam no produto ou serviço que usam e o que gostariam de ver no mercado. Uma empresa não precisa ler mentes, ela só precisa se interessar por saber o que seu público quer e ir atrás das informações. Não adianta investir milhões em fazer um carro mais rápido quando na verdade o que os consumidores queriam era um banco mais confortável.

4-Reinvente-se sempre

Uma grande mudança em uma empresa já é um processo difícil, mas na verdade, uma só grande mudança não é o suficiente. Muitas empresas pecam em achar que uma grande reinvenção é o que vai fazê-las ter sucesso mas a verdade é que o mercado está em constante mudança então uma só grande repaginada não basta. É necessário monitorar o mercado o tempo topo e ver o que está acontecendo fora do nosso mundinho. E não só monitorar na verdade, é necessário acompanhar essas mudanças e estar sempre se adaptando e colhendo o melhor das novidades para aplicar em seu próprio negócio.

5-Engaje seu time a mudar com você

Qualquer mudança será 1000x mais difícil se, além das diversidades, você ainda tiver que brigar com uma equipe relutante e presa à antigos hábitos. Então não imponha mudanças e sim convença e guie seu time a mudar junto com você. Explique o porquê das mudanças e como vão ser algo positivo a todos, uns serão mais difíceis do que outros, mas com calma e determinação é possível fazer o time lutar junto pelo futuro da sua empresa.

Se quiser saber mais sobre ferramentas digitais que podem ajudar sua empresa a estar 100% no meio digital, conheça a Usabit.

Mariana Hilario

Mariana Hilario